Historia da economia
ATIVIDADE 1
- Descreva quais foram às ideias principais de Juan de Mariana que permitem situa-lo como pensador precursor do libertismo econômico clássico e da escola Austríaca. Segundo Mariana, qualquer cidadão pode justificadamente matar um rei que crie impostos sem o consentimento das pessoas, confisque a propriedade dos indivíduos e a desperdice, ou impeça a reunião de um parlamento democrático.
O fato de Mariana pegar a ideia de que a lei natural é moralmente superior ao poderio do estado e levá-la à sua conclusão lógica. Essa ideia tinha previamente sido desenvolvida em detalhes pelo grande fundador do direito internacional, o dominicano Francisco de Vitoria (1485-1546), que foi quem começou a tradição escolástica espanhola de denunciar a conquista e particularmente a escravização dos índios pelos espanhóis no Novo Mundo.
O autor então fez sua distinção entre um rei e um tirano e concluiu que "o tirano é aquele que esmaga tudo que está sob seus pés e acredita que tudo lhe pertence; o rei restringe sua cobiça dentro dos termos da razão e da justiça".
Mariana descreve as sérias consequências econômicas às quais a adulteração e a manipulação por parte do governo no valor de mercado da moeda leva, da seguinte maneira: “Somente um tolo iria tentar separar esses valores de tal maneira que o preço legítimo tivesse que diferir do preço natural”. Insensato, mais ainda, perverso é o soberano que ordena que algo que as pessoas comuns valoram em, digamos, cinco deva ser vendido a dez.
- Escreva um texto mostrando como Juan de Mariana concebia a inflação. Percebeu que a redução do conteúdo de metal nobre nas moedas, é, portanto, o aumento do numero das mesmas, não era se não uma forma de inflação que inevitavelmente levaria um aumento dos preços, porque se diminuísse o valor legal do dinheiro, subia todas as mercadorias sem remédio, a mesma proporção que diminuiria o valor da moeda, e tudo viria em um quarto.