História da economia
A CIÊNCIA ECONÔMICA
No mundo globalizado, quando se fala em administração de organizações, tem-se que pensar em administração estratégica e, quando se fala em administração estratégica, pensa-se em organizações como parte de um ambiente que oferece, às organizações nele inseridas, uma série de ameaças e oportunidades. (DALLAGNOL, 2008).
O objetivo principal do estudo da economia para as de organizações é compreender o ambiente econômico no qual as empresas estão competindo, enquanto fator de ameaças e oportunidades para as organizações. Entender os conceitos econômicos podem ajudar na sobrevivência das empresas e dos cidadãos.
O estudo sistemático da Economia é relativamente recente, embora a atividade econômica e os problemas dela decorrentes tenham sempre despertado a atenção dos povos. Em todas as épocas da História as nações procuram resolver eficientemente seus problemas de natureza econômica. Mas, só a partir do século XVII, é que a Economia apontou como ciência. (DALLAGNOL (2008)
Natureza Histórica
Possamai (2001) destaque que a expressão economia política apareceu somente no século XVII com a publicação, no ano de 1615, do Traité de I’Économie Politique, do mercantilista francês Antoine de Montchrétien (1575-1621), há autores que a atribuem a Aristóteles (384-322, a.c.).
Aristóteles é considerado o primeiro analista econômico embora tratasse do termo com bem menos complexidade que a realidade da ciência de hoje que se ocupa do desenvolvimento, da inflação de preços do desemprego, do nível da renda social, das recessões e da plena utilização dois escassos recursos do sistema econômico. Em sua época Economia era considerada como a ciência da administração da comunidade doméstica.
O núcleo central das Ciências Econômicas, seu campo de ação e sua definição derivaria da própria etimologia da palavra economia (do grego oikonomia, de oikos =casa, nomos = lei). Tratavam-se, pois, de um ramo do conhecimento destinado a