HISTÓRIA ECONOMIA
Tudo que é sólido...
1- Comente esta passagem no texto à página 143, 2º. #: “Tudo que é sólido desmancha no ar”, escreveram Karl Marx e Friedrich Engels no Manifesto Comunista, referindo-se ao modo como a sociedade capitalista se reformula constantemente, já que sua base econômica se modifica de modo que “são varridas do mapa... todas as relações fixas, cristalizadas”.
Esta frase se aplica especificamente na conjuntara da análise de Karl Marx em seu livro "O manifesto do Partido Comunista" onde ele prevê a renovação cíclica dos modos de produção e daí da cultura e de todas as formas de conceber o mundo. "Tudo que é sólido desmancha no ar" é uma forma de dizer que, se o que é sólido é perfeitamente passível de desmanche, imagine as relações sociais, especialmente as relações de produção, cujo cunho embora abstrato, a partir do fundamento materialista do método de Marx, condicionam toda a vida material. Ou seja, resumi o sentido das transformações que o capitalismo introduzia no mundo, gerando — com sua carga fortemente emancipatória, mas também com seus trágicos impasses — o que hoje conhecemos como “modernidade”.
2- Explique qual era a compreensão de Keynes em relação à rigidez de preços e salários (p. 168-170)
De acordo com a teoria keynesiana da rigidez dos salários, uma redução inesperada no nível de preços aumenta temporariamente os salários reais, o que induz as empresas a reduzir o emprego e produção; De acordo com a teoria keynesiana de preço viscosidade uma redução inesperada no nível de preços faz com que as empresas têm preços temporariamente muito elevados, o que induz as empresas a reduzir as suas vendas e produção.
3- Explique a importância do padrão ouro para as economias políticas nacionais (p. 171)
O padrão-ouro foi o sistema monetário cuja primeira fase vigorou desde o século XIX até a Primeira Guerra Mundial.
A teoria pioneira do padrão-ouro, chamada de Teoria Quantitativa da Moeda, foi