Eras dos computadores
Na segunda geração dos computadores (1955-1964) foi a substituição das válvulas por transistores os quais revolucionaram a eletrônica e computadores em especial. Eram menores q as válvulas e tinham a vantagem de não ocupar tempo em ter que pré-aquecer, consumiam menos energia, propagavam menos calor e eram mais rápidos e mais seguros.
A terceira geração (1964-1977) foi a revolucionaria utilização dos micros chips ou circuitos integrados, que eram placas de silício integrando um grande numero de transistores proporcionando a construção de equipamentos menores e mais baratos. Mas o grande beneficio dos micros chips não eram o tamanho mas sim a fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos simultaneamente facilitando a produção em massa.
A quarta geração foi marcada pelo surgimento dos processadores (1977-1991). Nesta geração foram criados os sistemas MS-DOS, UNIX, Aplle’s Macintosh. Linguagem de programação orientada a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidos. Discos rígidos utilizados como memoria secundaria, impressoras matriciais e teclados com layouts atuais foram criados.
Na quinta geração (1980/atualmente) os computadores utilizam processadores com milhões de transistores. As arquiteturas de 64 bits foram criadas nessa geração. Marcada pela inteligência artificial e conectividade apresentada em jogos desafiando a inteligência humana. A conectividade é hoje em dia é requisitada em todas as indústrias de computadores, pois todos querem os seus computadores conectados ao celular