Computadores
O presente trabalho aborda sobre a Evolução sobre uma das áreas mais promissoras no mundo da Tecnologia, a Informática, a ciência do tratamento automático das informações.
A crescente evolução na aréa de Informática possibilitou um avanço das actividades relacionadas a esta área na quase totalidade das actividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo os mais diversos sectores.
Computador: máquina composta de um conjunto de partes electónicas e electromêcanicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão.
A EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
O Computador é uma maquina muito interessante, pois poucas ferramentas permitem você executar e ter a sua disposição um enorme leque que soluções para suas tarefas do dia a dia.
Tudo começou com a primeira geração de computadores que varia entre os anos de 1942 e 1959. Todos eles eram baseados na tecnologia de válvulas eletrônicas deixando completamente vago a questão de confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas.
Esses normalmente quebravam em poucas horas de uso, tinham algumas entradas e saídas primitivas, calculavam com uma velocidade de milésimos de segundos e eram programados em linguagem de máquina.
Como inicialmente as dificuldades na produção dos computadores eram grandes, somente em 1951 surgiram os primeiros computadores em escala comercial, pode-se iniciar a primeira geração com o UNIVAC 1, destacando o EDVAC, o Whirlwind e o IBM 650 como computadores típicos dessa geração.
Nas maquinas de segunda geração, a válvula foi substituída por transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965.
O transistor foi desenvolvido por William Shockley, J. Bardeen e W. Brattain no Bell Laboratories. Sua tecnologia o permitia ser 100 vezes menos que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido, confiável e já calculavam em