extrusao
Definição
A extrusão é um processo de conformação plástica utilizado em diversos materiais, como metais, cerâmicos ou polímeros.
No caso dos materiais cerâmicos, a secção do material é reduzida sob elevada pressão, produzindo peças com secções transversais ou formas ocas constantes, por passagem numa fieira. Este processo ocorre, geralmente, com o auxílio de aditivos-ligantes, lubrificantes, etc.
Este método é muito utilizado no fabrico de tijolos, telhas de canudo, tubos que são posteriormente seccionados, etc.
Tipo de Extrusão
Existem dois tipos de extrusão:
Direta: o material é colocado numa câmara, fluindo na direção da força exercida pelo pistão hidráulico, ou seja, para a saída da fieira. O aparecimento de atrito entre o material e a câmara retarda o fluxo do material nas regiões periféricas e aumenta o fluxo na região central, exigindo assim um acréscimo da força necessária para a extrusão. Este fator pode ser ultrapassado, recorrendo a lubrificantes (óleo, graxa, etc). Trata-se do método mais utilizado;
Indireta: o material flui na direção contrária à força exercida pelo pistão hidráulico. Não há movimento relativo entre a câmara e o material. Com este método, originam-se peças ocas, por exemplo.
Forma e Qualidade das Peças Finais
A qualidade das peças finais está dependente de diversos fatores:
Composição do material cerâmico (H20)
A densidade do produto final é função da quantidade de água presente no material.
Na maioria dos processos de conformação plástica, o objetivo é aliar a forma à maior densidade possível, de forma a conseguir a máxima resistência possível. Ora, quanto maior a quantidade de água, menor a densidade do produto obtido, já que aumenta a porosidade. Como tal, é aconselhável a remoção da água do material.
Devido às elevadas forças e ao desgaste produzido na fieira, a peça deve ser fabricada num material bastante duro.
Plasticidade
Na extrusão , a