historia da economia
ANTIGUIDADE
A Economia surge como matéria somente a partir da revolução Industrial, até então ela era considerada um ramo da filosofia. Porém podemos observar o caminho que a economia percorreu e seu desenvolvimento, até seu desvencilhamento da filosofia. Já na pré-historia podemos ver a separacão de funções dentro dos próprios grupos, para melhor desempenho das atividades de proteção e sobrevivência. Com o desenvolvimento das sociedades ja podemos observar que houve uma separação entre os sexos. Os homens fabricavam os instrumentos, caçavam, plantavam e as mulheres cuidavam dos filhos e da casa. E é nesta organizacao que a economia aparece com força. À partir do momento em que os homens passaram a plantar para a própria sub-existência, alguns passaram a se especializar no cultivo de certas espécies e assim, para possuírem uma quantidade mais variada de alimentos, passaram a trocá-los, e assim surgiram os burgos (locais de comercialização de produtos nas cidades) e após algum tempo, perceberam que algumas mercadorias possuiam valor maior e foi assim que passaram a utilizar a moeda para as trocas.
MERCANTILISMO
O mercantilismo surgiu em um período de grandes mudanças na Europa, entre os séculos XV e XVIII, onde o ouro e o dinheiro eram considerados as maiores riquezas que se poderia obter e os reis acreditavam que quanto mais ouro e moeda possuíssem, mais rico o Estado seria. O advento das navegações foi fundamental tanto para o comércio quanto para a conquista de novos territórios, visando sempre a obtenção de riquezas.
São cinco as principais características do Mercantilismo
Metalismo: Os metais ouro e prata eram considerados as riquezas do Estado e este fazia de tudo para obtê-la , nesse contexto a conquista de territórios surgiu