Fichamento Direitos Humanos: argumentos para o debate do Serviço Social - Jefferson Lee de Souza Ruiz
RUIZ, Jefferson Lee de Souza. Direitos Humanos: argumentos para o debate no Serviço Social. In FORTI, Valeria; BRITES, Cristina Mª (Org.). DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL: polêmicas, debates e embates. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2012. p. 71-88.
RESUMO: O texto reflete e debate sobre direitos humanos no Serviço Social, sobre a forma que ele está inserido, como ele é visto e como ele não é identificado na atuação dos/das assistentes sociais que o exercem constantemente na sua atuação profissional.
“(...) como na sociedade em geral, certamente convivem distintas concepções sobre direitos humanos no âmbito do Serviço Social. (...) Uma hipótese salta (...) : as políticas que mais empregam assistentes sociais, provavelmente, não são por eles identificadas como pertencentes a este campo.” (p. 71).
“Há um inegável e constante avanço da categoria na apreciação do tema, que não elimina a necessidade de maior e mais amplo debate sobre o campo dos direitos humanos na relação que estabelece com o exercício profissional de assistentes sociais.” (p. 72).
“Os conceitos de democracia e de direitos humanos (...) não são nada evidentes. Trata-se de ideias complexas que precisam ser analisadas com atenção (...).” (RUIZ, 2012, p. 72 apud WALLERSTEIN, 2007, p. 28).
“(...) a existência de distintas concepções de direitos humanos em disputa na sociedade faz-se necessário (...) alguns aspectos. (...) á suposta existência de um caráter exclusivamente liberal nos direitos humanos. (...) No (...) caráter temporal, a disputa social em torno de direitos do ser humano é anterior e posterior a estes fatos históricos.” (p. 72).
“(...) o direito humano da liberdade deixa de ser um direito assim que entra em conflito com a vida política, enquanto, segundo a teoria, a vida política é apenas a garantia dos direitos humanos, dos direitos do homem individual; ele tem, portanto, que ser liquidado assim