conceito de trabalho
Visões e significados do trabalho: um olhar histórico
Márcia Guedes Vieira¹
Simone Rodrigues Pinto² maldição bíblica, relacionado à condenação da vagabundagem, possuindo um valor moral e religioso (Pinto, 1999, p.24).
Resumo:
Existem diversas visões para a concepção de trabalho,e os parâmetros são diversos. Na
Grécia antiga notava-se um desprezo pelas atividades não políticas relacionadas apenas à satisfação da subsistência.
De acordo com a perspectiva da sociologia clássica marxista, o trabalho ocupa a centralidade das sociedades.Hoje,o conceito de trabalho está relacionado à modernidade liberal.Sendo assim,a defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos, como valores dos países ocidentais, deve passar pela defesa do trabalhador e da reflexão sobre as novas relações de trabalho.
Palavras-chave: significados do trabalho, classe, visões, labor, olhar histórico.
Introdução
Como é compreendido hoje, o trabalho só pode ser analisado levando-se em consideração as concepções que surgem a partir do século
XVIII, quando passa a ser a fonte da riqueza social.
Antes de Locke descobrir no trabalho a fonte de toda propriedade, de Adam Smith atribuir o valor de troca de um produto ao trabalho gasto para a sua confecção (fonte de toda riqueza), de Marx considerar o trabalho como fonte de toda produtividade e expressão da humanidade do homem, o trabalho era uma
As variações históricas na compreensão do valor trabalho, principalmente com o advento do Mercantilismo e com a Revolução Industrial, afetaram profundamente nossa sociedade. O trabalho livre perdeu seu caráter de maldição e ganhou conotações de progresso e riqueza. A luta saiu da representação social desta atividade e passou para a defesa de melhores condições de trabalho e o fim do arbítrio patronal.
Este texto procura, ainda que de forma breve, expor um panorama das diversas visões a respeito do