Conceito de Trabalho
MONTES CLAROS
JUNHO de 2013
Karlandréa Gonçalves Ribeiro
TRABALHO
Montes Claros – MG
Junho de 2013
Sumário
INTRODUÇÃO 1
CONCEITO DE TRABALHO 2
TRABALHO REALIZADO POR UM FORÇA CONSTANTE PARALELA AO DESLOCAMENTO 3
TRABALHO REALIZADO POR FORÇA CONSTANTE NÃO PARALELA AO DESLOCAMENTO 4
TRABALHO REALIZADO COM VÁRIAS FORÇAS 5
TRABALHO DA FORÇA PESO 6
TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA VARIÁVEL 7
TRABALHO REALIZADO POR UMA FORÇA ELÁSTICA 8
TEOREMA DE TRABALHO-ENERGIA CINÉTICA 9
POTENCIA 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO
Não só no estudo da física se utiliza o conceito de trabalho; em tudo na vida cotidiana existe uma força chamada de trabalho que é exercida para que as coisas se locomovam de um lugar para outro.
Assim essa pesquisa tem como objetivo conceituar e exemplificar da forma mais simples o conceito de trabalho e como podemos utiliza-lo na física e no cotidiano de todo ser humano.
CONCEITO DE TRABALHO
O conceito básico de trabalho nada mais é que se exercer uma força sobre um objeto para que ele sofra um deslocamento.
Segundo Young e Freedman (2003), em qualquer movimento, do mais simples ao mais complicado, o trabalho é a soma de todas as forças aplicadas sobre o móvel, que tem relação com sua energia cinética – que é uma grandeza relacionada com a velocidade da partícula. Eles também falam que se realiza um trabalho maior quando a força é maior (força que é feita sobre o móvel é mais intensa), ou quando o deslocamento é maior (a distancia do deslocamento é maior). Sendo assim, existem várias situações em que há forças exercidas sobre determinado objeto, mas não existe trabalho, pois esse não sofre deslocamento. Os autores citam como exemplo, quando se segura um objeto na mão durante algum tempo; não há trabalho, pois não há deslocamento do objeto, mas a