Conceito de trabalho
De acordo com a nossa pesquisa o conceito de trabalho pode ser aportado a partir de diversos enfoques. A sua definição básica indica que é a medida do esforço feito pelos seres humanos. O trabalho é o instrumento utilizado pelo homem a fim de satisfazer as suas necessidades mais primárias, ou seja, o homem interage junto aos recursos naturais a ele disponíveis a fim de buscar junto a estes elementos que lhe propiciam assegurar a sua existência. Nas palavras de Marx:
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. Defronta-se com a natureza como uma de suas forças. Põe em movimento as forças naturais de seu corpo, braços e pernas, cabeça e mãos, a fim de apropriar-se dos recursos da natureza, imprimindo-lhes forma útil à vida humana. (Marx, 1985).
O trabalho é um processo executado pelo homem de interação com a natureza a fim de obter da mesma o seu próprio sustento, visando a satisfação de suas necessidades. Mas não foi visto sempre desta mesma forma, na sociedade antiga o trabalho era destinado a seres (considerados) inferiores ou animais, ja na sociedade capitalista essa situação se inverte totalmente, de elemento que apriosonava o individuo, passa a ser elemento que favorece ao individuo uma vida integrada na sociedade. Ao longo da história, a forma predominante de trabalho foi a escravidão. Em meados do século XIX a escravidão foi declarada ilegal. A partir dai o trabalho assalariado passou a ser a forma dominante de trabalho Assim sendo, trabalho é a atividade desenvolvida pelo indivíduo no sentido de criar coisas que sejam consideradas pelos mesmos como úteis, ainda que estas não sejam necessárias do ponto de vista vital. O homem se serve do trabalho para atender às suas necessidades, em troca de sua força de trabalho ele recebe um salário.
Trabalho