Fichamento Serviço Social: Direitos Sociais e Competência Profissional
Texto: Fundamentos Éticos do Serviço Social.
Autora: Maria Lúcia Silva Barroso
1 Os fundamentos ontológicos e sociais da ética
“Na gênese do ser social, estão dadas as bases de sua constituição ontológica: o ser social se humanizou em face da natureza orgânica e inorgânica, transformando-a para atender necessidades de reprodução da sua existência ...”(p.167)
“Ao criar novas alternativas para o seu desenvolvimento, o ser social se afasta de suas “barreiras naturais”, amplia sua natureza social e consciente, estabelece a possibilidade de uma existência social aberta para o novo, para o diverso, para o amanhã, instaurando objeções que permitam autoconstrução do ser social como um ser livre e universal.”(p.168)
“Liberdade , valor, consciência e alternativas estão articulados. Com o desenvolvimento do trabalho e da sociedade, a escolha estre alternativa não se restringe à escolha entre duas possibilidades, mas entre o que possui e o que não possui valor e como esses valores podem ser praticamente objetivados (LUKÁCS,1981)”. (p. 169-170)
“Para o método de Marx “ a ética é uma parte, um momento da práxis humana em seu conjunto” (LUKÁCS,2007,p.72). Como tal a ética dirige-se a transformação dos homnes entre si, de seus valores, exigindo posicionamento, escolhas, motivações que envolvam e mobilizam a consciência, as formas de sociabilidade, a capacidade teleológica dos indivíduos, objetivando a liberdade, a universalidade e emacipação do genero humano.” (p. 170)
“Na sociedade capitalista, organizada apartir da propriedade privada dos meios de produção e das classes sociais, da divisão do