celulas do sangue
O sangue é um tecido conjuntivo, formado por parte líquida, chamada plasma e por parte celular, consistindo em vários tipos de células e por fragmentos de células. Esta contido num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que o mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente a contrações rítmicas do coração. Seu volume numa pessoa normal e de 8% do peso corporal. Em homem adulto médio o volume é 5 a 6 litros e de 4 a 4,5 em mulher adulta média.
O sangue é o único tecido conjuntivo líquido, tem três funções gerais: transporte, regulação e proteção.
Transporte de oxigênio, dióxido de carbono,nutrientes, hormonios, calor e escórias.
Regulação do pH, da temperatura corporal e do conteúdo de água das células.
Proteção contra a perda de sangue, pela coagulação, e contra as doenças, pelos glóbulos brancos fagocíticos e pelos anticorpos.
Os sangue total é composto por dois componentes: o plasma sanguíneo, líquido aquoso, contendo substâncias dissolvidas , e elementos figurados que são células e fragmentos celulares. O sangue compõe-se de 40% a 45% de elemntos figurados e 50% a 55% de plasma. Normalmente 99% dos elemntos formados sãoglóbulos vermelhos do sangue (GVS), com cor avermelhada. Os glóbulos brancos do sangue (GBS), sem cor, pálidos, e as plaquetas ocupam menos de 1% do volume sanguíneo total, formando camada muito delgada, chamada capa amarela, entre os GVS condensados e o plasma, no sangue centrifugado.
Origem das células sanguíneas
Embora alguns linfócitos tenham sobrevida medida em anos, a maioria dos elementos figurados do sangue estão, continuamente, morrendo e sendo substituídos dentro de horas, dias ou semanas. Sistemas de feedback negativo regulam o número total de GVS e de plaquetas, na circulação, e esses números, normalmente permanecem constantes. A abundância dos diferentes tipos de GBS, no entanto, varia em resposta aos desafios pelos patógenos invasores e os antígenos estranhos.