Células do sangue
O sangue está localizado em um compartimento fechado, o aparelho circulatório onde o mesmo mantém um movimento unidirecional, devido essencialmente as contrações rítmicas do coração. O volume total do sangue numa pessoa normal é de aproximadamente 7% do peso total.
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma que é a parte liquida na qual na qual os glóbulos estão suspensos. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos, hemácias e as plaquetas (fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea) e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
Quando o sangue é retirado da corrente sanguínea ele coagula, e desse coagulo separa-se um liquido amarelo-claro o soro sanguíneo. Com tudo quanto tiramos o sangue da circulação e esse é tratado com anticoagulantes e em seguida ele é centrifugado podemos observar que haverá uma distinção entre hemácias, glóbulos brancos e o plasma, e o nome desse processo de separação é hematócrito. No hematríocito, o plasma fica na parte superior e sua coloração é translúcido e amarelado. Os glóbulos são de fácil diferenciação, pois, as hemácias ficam na parte inferior no fundo do tubo e sua coloração é avermelhada que constituem de 30 a 50% do volume total do sangue. A camada que fica entre o plasma e as hemácias é a camada mais fina (corresponde a 1%) tem cor acinzentada e contem leucócitos, que são menos densos de que os eritrócitos. E sobre os leucócitos estão repousa delgada camada de plaquetas que, não distinguível a olho nu. O hematotrócito permite que possamos estimar o volume ocupado pelas hemácias no sangue, e os valores normais são de 35-45% na mulher e no homem 40-50%no homem.
O sangue é principalmente um meio de transporte. Por seu intermédio, os leucócitos, células que desempenham uma série de funções de defesa e constituem uma das principais barreiras contra a infecção, percorrem constantemente o corpo, atravessam por diapedese a parede das vênulas e capilares e concentram-se