celulas do sangue
O sangue é um tecido conjuntivo líquido, produzido na medula óssea vermelha, que flui pelas veias, artérias e capilares sanguíneos dos animais vertebrados e invertebrados, é o liquido contido num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que o matem em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente as contrações rítmicas do coração. O volume sanguíneo em uma pessoa normal é de aproximadamente 7% do peso corporal. É formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, e responsável pelo transporte de substâncias (nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas), regulação e proteção de nosso corpo. As células do sangue tem vida curta e são constantemente renovadas pela proliferação mitótica de células localizadas nos órgãos hemocitopoéticos.
2. HEMOCITOPOESE: As primeiras células do sangue do embrião surgem muito precocemente no mesoderma do saco vitelino e posteriormente na medula óssea hematógenea em seu interior. Os eritrócitos, granulócitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam a partir de células tronco na medula óssea vermelha. Conforme o tipo de glóbulo formado, o processo recebe os seguintes nomes: eritropoeses, granulocitopoese, linfocitopoeses, monicotpoeses e megacariocitopoese. A he,ocitopoeses resulta da ploriferação e diferenciação simultâneas de células-tronco que, a medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade.
2.1 Células-Tronco: As células-tronco originam células filhas que seguem dois destinos: uma permanece como célula tronco e a outra se diferencia em outros tipos celulares com características especificas. As células-troncos hemocitopoéticas podem ser isoladas usando-se anticorpos fluorescentes para marcar antígenos específicos da supercíe dessa célula.
2.2 Célula-Tronco Pluripotentes São as células do sangue que se derivam de um único tipo celular da medula óssea. Estas células proliferam e formam duas linhagens: a das células linfóides, que vai formar os