Administração
De acordo com professor da Fundação Dom Cabral, é importante seguir de perto as atividades, promover a sintonia entre departamentos e meter a mão na massa
Por Adriano Lira - 21/08/2013 inShare49 |
De acordo com pesquisa da FDC, executar uma estratégia é um dos problemas mais recorrentes das empresas (Foto: Shutterstock)
Ninguém sabe o que o futuro reserva, mas, mesmo assim, todos temos metas para os próximos anos. O mesmo acontece no mundo dos negócios – e é a partir de estratégias que os empreendedores conseguem levar suas empresas aonde querem, apesar das intempéries. O problema é quando chega a hora de aplicar tudo o que foi planejado.
SAIBA MAIS
Acesse aqui ferramenta voltada à definição de metas para pequenas e médias empresas
De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC), realizada entre 2010 e 2011 com mais de 300 profissionais, esse é um dos problemas organizacionais mais recorrentes das empresas. Para Aldemir Drummond, professor da FDC, quatro pontos são fundamentais para a execução eficaz de uma estratégia. Confira:
1) Acompanhe a execução – Depois de planejar como a estratégia será cumprida, é preciso acompanhar o que está sendo feito. Criar mecanismos para isso, como traçar metas intermediárias ou marcar reuniões em períodos preestabelecidos, é uma boa forma de saber o que está acontecendo. "Esse acompanhamento também ajuda na hora de identificar imprevistos, corrigir desvios e melhorar a execução dos próximos ciclos da estratégia", diz Drummond.
2) Coloque a mão na massa – Drummond afirma que é comum a crença de que o chefe tem a tarefa de formular a estratégia e que cabe a seus subordinados executá-la. Só que o empreendedor que contribui para o cumprimento das metas tem a óbvia vantagem de acompanhar a atividade de seus colaboradores de todas as áreas e níveis hierárquicos e, além disso, mostra a seus funcionários que está tão comprometido quanto eles. "Os colaboradores