acidente vascular
O diagnostico do acidente vascular cerebral (AVC) é clínico, ou seja, é feito pela Acidente vascular cerebral
O diagnostico do acidente vascular cerebral (AVC) é clínico, ou seja, é feito pela história e exame físico do paciente. Os principais sintomas são:
* dificuldade de mover o rosto;
*dificuldade em mover os braços adequadamente;
*dificuldade de falar e se expressar;
*fraquezas nas pernas;
*problemas de visão;
*perda total, ou parcial da movimentação de partes do corpo; Como todas as doenças vasculares, o melhor tratamento para o AVC é identificar e tratar os fatores de risco como a hipertensão,aterosclerose, o diabetes , o colesterol elevado, cessar o tabagismo e o etilismo, além de reconhecer e tratar problemas cardíacos. A essa prática se dá o nome de prevenção primária.
Se houver atendimento médico rápido, dentro de um determinado tempo, a área afetada poderá ser normalizada. A essa prática de prevenção que se baseia no atendimento médico eficiente se dá o nome de prevenção secundária.
Caso ocorram seqüelas, deve ser iniciado um programa de reabilitação e cuidados com o paciente que inclui equipe multidisciplinar, ou seja, com vários profissionais de diferentes áreas da saúde - fisioterapia, fonoaudióloga, psicologia, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos. A reabilitação é um tipo de prevenção terciária do paciente.
No tratamento, deve ser feito o manejo da pressão arterial, uma vez que tanto pressões muito altas como muito baixas podem ser fatais. Ambas as situações podem apresentar um potencial de mor bi, pois a hipertensão pode estar associada à transformação hemorrágica e recorrência do AVC, enquanto a hipotensão é suspeita de levar a uma baixa perfusão, provocando lesões definitivas da zona da penumbra isquêmica e levando a um pior prognóstico. O tratamento de redução da PA desses pacientes já foi associado a uma melhora de prognóstico e há um aumento da eficiência e segurança do