nivel operante
RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES – LABORATÓRIO
Nome Aluno: Aparecido de Araujo Rodrigues
Nome Aluno: Wesley Diego de Godoi
Sujeito Experimental: Ted
Docente: Liziane Souza Leite Assinatura: ___________________
Data: 27/03/2013 Horário: 19:52min a 20:40min
Exercício: Nível operante e treino ao bebedouro.
OBJETIVO: Registrar no nível operante a quantidade de vezes que o rato emitir a resposta de pressionar a barra. No treino ao bebedouro o objetivo será que o rato conheça o bebedouro como fonte de água pela associação do ruído. REVISÃO DE LITERATURA:
Segundo Alves (2010) nível operante refere a situação pré-experimental do sujeito, ou seja, neste caso, verifica-se os comportamentos que o sujeito apresenta antes da intervenção experimental. O autor ressalta que o nível operante é importante, pois ajuda o experimentador a comparar os resultados antes e depois da intervenção e comprovar se a mesma teve ou não efeito sobre o indivíduo.
Numa situação terapêutica o nível operante torna-se importante para o processo de intervenção psicoterápica, pois sabendo como que o paciente se comporta antes da intervenção, o psicólogo saberá quais foram as modificações que ocorreram após a intervenção.( Reis, 2008)
PROCEDIMENTO:
As atividades de laboratório no dia 27/03/2013 iniciaram com algumas explicações sobre como funcionaria os experimentos do dia, feita pela docente responsável pela disciplina, logo após os dois experimentadores foram fazer a higienização das mãos. Depois da higienização um experimentador ficou fazendo a manutenção da caixa de Skinner, enquanto que o outro experimentador dirigiu-se até o biotério para pegar o sujeito experimental (rato) e levar para o laboratório; após ter pego o sujeito experimental deu-se início aos experimentos. Foi dada aos experimentadores uma folha de registro para ser preenchida; depois um