Trabalho
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
Maria Eduarda de Medeiros Matos
;
Fichamento de Conteúdo
Fichamento de Conteúdo
(A pratica do Serviço Social de Plantão: Limites e desafios para a efetivação de direitos) Trabalho da disciplina Serviço Social e Processo de Trabalho, do 6º período para obtenção de pomtos, solicitado pela docente Maricelly Santos.
O plantão como espaço de atuação é desafiante para os profissionais de Serviço Social, pois, trabalhar com o cotidiano sem deixar se influenciar por ele requer destes profissionais um referencial teórico critico dialético, para assim pensar em alternativas coletivas e não apenas individuais do usuário.
Faz-se necessário uma analise desse exercício profissional, para que o problema que o usuário nos coloca possa ser observado e considerado em sua dimensão totalizante. É preciso refletir o exercício profissional dos assistentes sociais no cotidiano das instituições, pois, muitas vezes não enxergamos a realidade, porque aparentemente essas questões que chegam para nós não são evidenciadas. E assim a rotina institucional não nos deixa refletir sobre tal questão. ‘’é preciso pensar criticamente acerca da direção Social da pratica profissional. Não apenas porque os Assistentes Sociais trabalham especialmente na mediação dominados/dominantes, mas também porque parece que a leitura da realidade social complexa que hoje vivenciamos é uma tarefa difícil assim como a escolha dos processos e das estratégias de ação no espaço institucional’’. (Josy Ramos de Oliveira Amador,2009, p.126)
Um dos desafios hoje vividos pela categoria profissional de Serviço Social é a capacidade de desmistificar a realidade, construindo propostas criativas, viabilizando e concretizando direitos, que respondam as demandas do cotidiano. Desta forma temos que nos direcionar ao um agir propositivo e não apenas meramente executivos terminal das politicas sociais. Está ai a importância de