Coren-es
HISTÓRIA DO COREN – ES
O primeiro registro sobre a instalação do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo – COREN/ES, é o termo de posse da Junta Especial do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem (JECOFEN – ES), de 11 de agosto de 1975. A posse ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM/ES), e foi presidida pela então presidente da ABEn – ES – Associação Brasileira de Enfermagem, Drª. Erly Rabelo Brasil. Integraram a Junta Especial:
o Enfermeira Dalimar Faroni – coordenadora, só esteve presente na primeira reunião; o Enfermeira Ilsa Lima Faroni – assessora administrativa foi quem realmente coordenou os trabalhos; o Auxiliar de Enfermagem Marta Emerenciana Loss – assessora econômica, presidente da UNAE.
A função da Junta era preparar a infra-estrutura para instalação do COREN/ES e divulgar entre os profissionais o que, para que e porque da existência do conselho, promover eleições para a primeira diretoria e iniciar o cadastro de profissionais no estado.
Após a conclusão dos principais requisitos para instalação do conselho, foi eleita a primeira diretora do COREN/ES, que teve como presidente a Drª. Maruza Helena Rios dos Santos. Esta diretora tomou posse em sessão solene na sede da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 31.10.75 com a presença do então secretário estadual de saúde, Dr. Sebastião Cabral.
As primeiras reuniões da diretoria do conselho foram realizadas na sala de supervisão de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia. As primeiras realizações foram:
o Providenciar sede própria para o conselho; o Discutir o Código de Ética, propor modificações e encaminha-las ao COFEN, que estaria promovendo debate em nível nacional; o Discutir aspectos da profissão, com as questões do atendente de enfermagem, notícias veiculadas na mídia sobre profissionais não abilitados que estavam