Visão geral do que é o cmm
Qualidade de Software, CIn - UFPE
OS CINCO NÍVEIS DE MATURIDADE CMM quer dizer Capability Maturity Model. Abaixo, podemos ver algumas definições do que é e para que serve CMM:
"Uma aplicação criteriosa de conceitos de gestão de processos e de melhoria da qualidade no desenvolvimento e manutenção do software" (SEI - CMM)
"Um modelo para busca da maturidade organizacional através de resultados cada vez mais eficazes dos projetos"
"É um modelo orientado a PROJETOS" O modelo CMM teve origem em pesquisas e trabalhos realizados pelo SEI, que reuniu as melhores práticas de gerenciamento e desenvolvimento de software, dando origem a uma metodologia utilizada para a definição e avaliação das práticas chaves do desenvolvimento de projetos de software. O modelo CMM teve como principal fundador o DoD (Departamento de Defesa dos Estados Unidos).
O conceito central do CMM é o desenvolvimento dos processos que envolvem projetos de software, organizados por áreas chaves (KPA - Key Process Area), que permitem a empresa atingir um grau de maturidade. Em geral, o nível 3 do CMM confere boa exatidão de prazos e condições de entrega das soluções, além de abordar um processo contínuo de melhoria obtendo maiores resultados de qualidade e produtividade.
A introdução de técnicas conjuntas de CMM-2 e CMM-3 pode trazer um maior controle e eficiência nos processos de previsão e estimativas, homologação das soluções, alcance de requisitos e necessidades, redução de custos e de prazos e melhoria contínua. As seguintes práticas de Gestão de Projetos são baseadas nas KPAs integrantes dos Níveis 2 e 3 do CMM:
A - DESCRIÇÃO DO SISTEMA Em novembro de 1986, o Instituto de Engenharia de Software (SEI) iniciou o desenvolvimento de uma estrutura de um modelo de maturidade, com o propósito de auxiliar as empresas de software a melhorar seus processos. Este trabalho foi iniciado como resposta a uma requisição do governo federal