Visão Espiritual
No entanto, a fé não tem por base o conhecimento. Por isso, não é possível desenvolvê-la e melhorá-la por meio da alma. Mesmo assim, muitas pessoas se equivocam ao tornar a fé objeto de estudo da alma, da razão e do conhecimento.
Os modernistas e os novos teólogos consideram a fé um objeto de estudo da ciência deste mundo. Investigam a fé com a mesma metodologia aplicada ao conhecimento deste mundo, por isso enquadram a Bíblia como mito ou fantasia. Este é um grande equívoco, pois a Bíblia é o registro da aproximação de Deus, que é eterno e infinito, ao ser humano, que é finito. Assim, o registro da Palavra de Deus não pode ser objeto de estudo da ciência humana.
Nossa razão sempre alcança o conhecimento por meio dos sentidos, ou seja, por meio da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato. Com eles compreendemos, investigamos e classificamos os objetos. No entanto, Deus habita o mundo espiritual que transcende os nossos sentidos. Por isso, não podemos alcança-lo por meio da alma. Somente podemos reconhecer Deus por meio da “visão espiritual”.
Então, como podemos conhecer Deus?
1 – conheça a deus e creia nele com seu espírito
A vida espiritual não é vivida com a alma, mas com o espírito. Nosso espírito não sobrevive por meio da razão, mas por meio da inspiração. Ou seja, ele vive por meio de revelação.
A fé não pertence ao mundo da razão que parte da alma, nem ao mundo físico que depende dos sentidos, mas pertence à esfera do espírito. O mundo da razão está incluso nesse mundo espiritual. O mundo da razão humana é uma pequena parte que ocupa o mundo espiritual.