Abuso Espiritual
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
ABUSO ESPIRITUAL
GISIANE SILVA DE MELLO
Macaé - FABAMA
Julho 201
GISIANE SILVA DE MELLO
ABUSO ESPIRITUAL
Artigo de conclusão de curso apresentado ao Curso de Teologia da Faculdade Batista Macaense – requisitos para obtenção de título de teóloga. Macaé,
2014.
Orientadora:
Prof. Dr. Carlos Rego
Macaé
2014
2
Resumo
Esse artigo tem como pretensão expor o autoritarismo dos líderes religiosos, mais especificamente do pastor, que tem se esquecido da essência de seu chamado e tem usado a sua posição de maneira errada tornando-se ditador de normas, abusador de poder, ferindo suas ovelhas, em muitos casos de forma tão profunda, que as mesmas necessitam de tratamento psicológico para terem essas feridas ao menos cicatrizadas. Esse tema, ao contrário daquilo que se pensa, não é um tema recente, contudo, há pouco tempo que se fala mais abertamente sobre o autoritarismo pastoral.
Por conta desse motivo, esse artigo irá apresentar um pouco mais acerca desse tema tão relevante e que merece ser abordado com toda seriedade.
Introdução
3
Abuso espiritual é o uso da posição de liderança ou do poder para seduzir, influenciar e manipular as pessoas a fim de alcançar interesses próprios. Os praticantes do abuso espiritual são muito hábeis para passar a impressão de que o que querem é do interesse de Deus e da sua obra quando, na realidade o que buscam é seu próprio interesse.
“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêem a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mateus 7: 15). A partir desse texto bíblico notase que as pessoas têm sido alertadas quanto aos falsos profetas, que se fingem de pastores, mas não passam de lobos cruéis que não tem amor nem cuidado pelas ovelhas. “Pastores choram pelas suas ovelhas; lobos fazem suas ovelhas chorar”
(LUDOVICO, 2014, p. 1).
Alguns pastores levados pelo “poder” se esquecem do exemplo de Cristo e