unopar
Para que uma empresa tenha melhor gestão é necessário atender as necessidades internas e as demandas externas, contida nas deliberações do governo, que geralmente estão relacionadas ao calculo e pagamento de tributos.
Para CALLADO, ALMEIDA E CALLADO (2005, p. 1):
“A gestão de custos pode contribuir para a gestão eficaz de qualquer entidade, pois colabora para que os gestores tomem decisões relativas aos preços dos produtos ou serviços, considerando custos variáveis, custos fixos e volumes de operação. Permite ainda analisar a rentabilidade das atividades e produtos; avaliar estoques; determinar a estrutura de custos dos produtos e compará-la com a concorrência; o que contribui para o emprego dos recursos onde produzam melhores resultados.”
Certamente, esses elementos ajudam a melhorar a qualidade das decisões a serem tomadas pelos gestores nas empresas, o que aumenta sua competividade. O conhecimento e o uso dos métodos de custeio permitem identificar, apurar e controlar os custos que deverão ser apropriados aos produtos, e aqueles que devem ser considerados como fixos, relativos à estrutura produtiva.
Segundo Padoveze (2000, p. 44) “método de custeio é o fundamento da Contabilidade de Custos ligado à mensuração do custo dos produtos. Portanto, método de custeio é método de mensuração. Em outras palavras, é como deve ser feito o custeio dos produtos”.
2) PESQUISEM OS CONCEITOS RELACIONADOS AO TEMAS: GECON, ABC, E RKW.
A GECOM (Gestão Econômica), que significa Administração por Resultados é considerado um modelo de gestão de vanguarda e foi desenvolvido no Brasil a partir do final da década de 1970 pelo professor Armando Catelli, este modelo gerencial já foi testado em grandes empresas do Brasil. É baseado em gestão por resultados econômicos e permite mensurar o Valor Econômico da Empresa a qualquer momento, também permite fazer a simulação, planejamento e controle