Visão dogmática jurídica
- Visão Jurídica Zetética: busca a razão ou ser das normas jurídicas, e as disciplinas são investigativas.
SOCIOLOGIA
Augusto Comte= considerado o “PAI” da sociologia.
Ciencia da observação dos fatos sociais relevantes, num determinado momento histórico, para o direito, tentando trazer soluções e possibilidades de melhoria das condições de vida na sociedade. O homem é o ator no fato social.
ANTROPOLOGIA:
“Estudo do homem”. O foco é o estudo do homem dentro da sociedade, sendo o negro, o índio, o imigrante, a mulher divorciada, etc, objeto de estudo
UNIDADE I – Antropologia X Sociologia Uma divisão necessária.
Ciências da natureza (ciências naturais) e ciências da sociedade ( ciências sociais ou humanas) 1) Ciências da Natureza: Objeto de estudo: fato considerado de forma SIMPLES-> eventos que tem causas e efeitos demonstráveis. Ex: nascimento de uma baleia. Fenômenos recorrentes: ocorrem com certa frequência no ambiente. Ex: doenças como a dengue. Matéria-prima: conjunto de fatos vistos, isolados, observados e as conclusões são genéricas. Prova ou teste de teoria: reprodução em laboratório das tartarugas. Ex: tartaruga que retorna ao local que nasceu para reproduzir (ex: projeto Tamar)
2) Ciências Sociais: Estuda os processos sociais e as repercussões dos fatos Objeto de Estudo: fatos complexos, não há uma resposta pronta e acabada. Fatos não recorrentes: fatos sociais ocorridos em ambientes diferenciados, que envolvem diferentes contextos. Ex: Carnaval do RJ em 1980. Prova ou teste de teoria: fica prejudicada a conclusão sobre os fatos.
Ciências naturais: criação de tecnologias, sendo um resultado útil pela observação dos fatos. Riscos? Se não forem bem utilizados pelo homem. Diferença Básica = o cientista de natureza estuda o fato simples e o cientista social estuda o fato complexo. O cientista se