Visão Antropológica de Cuba e seus costumes
Cuba:
Etnia: Cuba possui em cerca de 11 milhões habitantes e são composto por 2 etnias principais: brancos e afro-cubanos, porém em sua população existem cubanos de origem oriental e ainda há resquícios de seu povo nativo, os ameríndios.
A maioria do povo de Cuba (65%) é composta por brancos descendentes, em quase sua totalidade, de seus colonizadores espanhóis. Os afro-cubanos, como o nome sugere, são derivados de época de escravidão em Cuba, quando muitos africanos, a grande maioria do Congo, era trazida para trabalhar nas plantações de café e monoculturas cubanas.
Cultura de cuba:
A Cultura de Cuba sofreu duas grandes influências, ambas oriundas da época de sua colonização. A colonização espanhola deixou fortes raízes que até hoje são bem explícitas em Cuba, principalmente em sua capital, Havana, que até hoje mantém muitas das construções e estilo adquirido durante o domínio espanhol. Por outro lado, a atual cultura de Cuba teve grande influência africana, fato que se deve à chegada em massa de escravos africanos após a quase extinção dos antigos escravos, os ameríndios.
Pesar do extermínio dos ameríndios pelos espanhóis, alguns de seus elementos culturais resistiram e se fazem presentes até hoje na cultura de Cuba. Técnicas avançadas de cultivo de tabaco e fabricação de charutos, assim como o gosto apurado por eles é uma grande herança dos ameríndios de Cuba. Em todo o país é possível notar casas e algumas construções, bem com como cidadões que ainda mantém a tradição de seus antepassados.
Da Espanha, a cultura de Cuba herdou a língua espanhola e a religião católica, enquanto a santeria, religião baseada no culto aos orixás, foi uma herança dos africanos. E foi através da mistura dessas duas principais culturas que surgiu a tradicional música cubana, onde as letras e melodias espanholas fizeram a junção perfeita com os ritmos e estilo musical peculiar dos africanos, gerando os famosos estilos musicais danças da cultura de Cuba: rumba, mambo,