Linha Do Tempo
Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas.
Curso de Farmácia.
Trabalho de Saúde Coletiva
Linha do Tempo: Organização do Sistema de Saúde no Brasil
Giovana Marcante
Cascavel, 29 de junho de 2013.
Organização do Sistema de Saúde no Brasil.
1500- O país colonizado, não dispunha de nenhum sistema de saúde, pelo desinteresse do país colonizador em criar. Assim os únicos recursos eram as ervas e chá, e pelos conhecimentos dos curandeiros.
1789- A carência de profissionais era tão grande que só existiam quatro médicos exercendo a profissão no Brasil. A inexistência de uma assistência médica estruturada, fez com que proliferassem pelo país os Boticários (farmacêuticos). Aos boticários cabia a manipulação das fórmulas prescritas pelos médicos, mas a verdade é que eles próprios tomavam a iniciativa de indicá-los, fato comuníssimo até hoje. Não dispondo de um aprendizado acadêmico, o processo de habilitação na função consistia tão somente em acompanhar um serviço de uma botica já estabelecida durante um certo período de tempo, ao fim do qual prestavam exame perante a fisicatura e se aprovado, o candidato recebia a “carta de habilitação”, e estava apto a instalar sua própria botica.
1808- A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.
Dom João VI fundou na Bahia o Colégio Médico - Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador. No mês de novembro do mesmo ano foi criada a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, anexa ao real Hospital Militar.
1829- Nova Constituição cria Câmaras Municipais para assumirem as questões de higiene publica.
1829- Criada a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
1849- Criada a Comissão Central de Saúde Publica para combater a febre amarela.
1850- Até 1850 as atividades de saúde pública estavam limitadas ao seguinte:
1 -