Visita Técnica EJA
Este trabalho tem por finalidade relatar uma visita que foi realizada no mês de maio de 2013 no Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Cominutário.
Seus objetivos é apresentar as observações que foram feitas pelas integrantes do grupo do curso de pedagogia da disciplina EJA; observações essas que relatadas pela coordenadora do Instituro e responsável pelo projeto na unidade visitada.
Encontra-se neste relatorio aspectos como a estrutura fisica do espaço visitado, os alunos, os professores, a relação professor com o aluno e alunos entre si e os aspectos didaticos observados.
ESTRUTURA
O lnstituto visitado fica no Parque da Vila Maria, próximo a Ponte do Curuça, foram necessárias duas conduções para chegar ao local da visita. O local foi emprestado pela prefeitura que durante o dia utiliza o local como um espaço em que as crianças de 6 à 15 anos e eles utilizam quando estão fora da escola, um complemento para que as crianças da comunidade local não fique nas ruas. Ao chegar ao local vimos que possui um pequeno portão de entrada, e ao entrar pelo portão vimos um corredor com um banco de madeira, virando á esquerda possui outro corredor e uma escada que dá acesso as salas de aula todas com aspectos bonitos e com desenhos infantis nas paredes.
As salas são de tamanho médio, o suficiente para comportar o número de alunos existentes, cerca de 20 por sala e nelas contém entre três e quatro mesas e os alunos sentam em grupos com quatro a cinco pessoas em cada uma. As salas são arejadas e organizadas, possui um armário e o cantinho da leitura para organizar livros, gibis e revistas, materiais esses utlizados durante o dia pelas crianças. No núcleo há três classes de EJA, uma de 1° e 2° ano, uma de 3° e 4° ano e outra de 5° ano. Há aproximadamente 50 alunos matriculados e sua maioria freqüentadores das aulas. A gestão é composta por uma coordenadora, sendo que à cada dez salas abertas eles contratam mais uma coordenadora, e é composta pelos