Empreendedorismo socioambiental
O ser humano, através dos tempos, conquistou um patamar de governo. Ele raciocina, analisa, se adapta e inova, transforma o mundo à sua maneira, se afastando, muitas vezes, do que é natural; assim tornando a sua relação com a natureza um tanto hostil.
Os impactos ambientais são muitos: catástrofes, escassez, tudo porque não temos cuidado bem do que temos. O planeta é finito, e no ritmo que estamos explorando-o é bem provável que precisaremos de outro planeta, e outro, e mais outro, só que não há.
É preciso que haja uma intervenção na forma de viver, que haja inovação nos meios de se conseguir energia, tratar o lixo e, principalmente, gerar novos produtos, pois a maior parte do que utilizamos são produtos não renováveis, ou seja, usamos e colocamos fora, não há como torna-los utilizáveis outra vez.
Este é o objetivo do empreendedorismo socioambiental: inovar e gerir ideias, para que seja restaurada uma relação de harmonia entre o ser humano e o meio ambiente.
O que é:
Empreendedorismo Socioambiental é o nome dado ao conjunto de ações empreendedoras que visam melhorar a relação da sociedade com o meio ambiente, ou seja, ideias que tornam possível o ser humano viver e desenvolver-se cientificamente e tecnologicamente sem causar danos à natureza. As ideias tanto podem ser inovadoras como podem melhorar algo já existente.
O Aquecedor Solar
Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
O esquema para construção dos aquecedores solares caseiros é o mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo sifão. São os mesmos princípios de funcionamento dos