A ética e as profissões
A ÉTICA E AS PROFISSÕES - Uma reflexão filosofante1
Resumo
A exposição do tema é desenvolvida como uma reflexão que adota a filosofia enquanto uma atividade livre e renovável. Quatro pontos são enfocados. O primeiro trata de identificar a presença da ética e das profissões no desenvolvimento civilizatório. O segundo ponto sublinha a importância da linguagem na organização da vida humana. A aproximação do aspecto ético ao conteúdo científico na elaboração do discurso profissional constitui o terceiro ponto. Por fim, o quarto ponto desenvolve aspectos do Código de Ética, em especial, suas funções e seus limites.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O tema, A Ética e As Profissões, é instigante e desafiador pela extensão de sua abrangência, pela diversidade de suas perspectivas e, muito particularmente, pela sua extrema complexidade. Tal situação pode ser observada desde a sua formulação. Os artigos definidos suporiam que se trata de uma ética e de profissões já estabelecidas e conhecidas.
Mas a preocupação, aqui, não é esta ainda que possa influenciar o tratamento do que está proposto. Diante desta primeira observação, a escuta e a interpretação das palavras do anúncio do tema ficam sob a responsabilidade da formação intelectual do leitor. Por isso, obedecendo a este princípio, a presente leitura, dada a formação acadêmica e de acordo com as atividades docentes e de pesquisa do autor, acontecerá segundo critérios da filosofia, talvez, melhor dito, do filosofar. Assim, o roteiro da leitura será o de uma reflexão filosofante. Filosofante pela simples razão de que a reflexão se faz refletindo e a filosofia se faz filosofando. Do mesmo modo que o caminho se faz caminhando, apenas para lembrar o já conhecido poema de Antônio Machado.
Pelo filosofar, a filosofia é assumida como uma atividade plurívoca, livre e constantemente renovável. O filosofar não se