Visita museu
Quando a grafia do telefone já não tinha “PH”, o prédio que passou a abrigar o antigo Museu do Telephone no Rio de Janeiro foi adequado às novas linguagens e tecnologias que, assim que surgiram, tornaram-se parte do acervo.
Meio e mensagem misturaram-se para representar a importância das telecomunicações, de uma forma instrutiva e divertida.
O Museu das Telecomunicações foi o primeiro museu que adotou o hipertexto como forma de apresentação do acervo, formato em que a informação é apresentada em camadas e o público é quem escolhe até onde vai se aprofundar.
Assim, um ambiente com equipamentos digitais e organização interativa reúne todo o conteúdo ao mesmo tempo para a exploração do visitante, que passeia pela mostra de acordo com seu tempo e interesse.
O Museu já nasceu com a proposta de ser um espaço interativo, e está em constante renovação. Visitar o museu é uma viagem educativa, surpreendente e divertida, pela história da comunicação no Brasil e no mundo.
Museu das Telecomunicações – Oi Futuro Belo Horizonte
Av. Afonso Pena, 4.001 – Térreo – Mangabeiras
Tel.: (31) 3229-3131
O Programa Educativo do Museu das Telecomunicações oferece ações para professores e multiplicadores, visitas mediadas, atividades lúdicas e material didático para alunos e educadores. São jogos e desafios que se sobrepõem, interferem, dinamizam e provocam visitantes e grupos, dentro e fora do museu. Uma visão ousada, em sintonia com um novo tempo, onde o educador é também um vetor da interação.
A visita pode ser feita através de quatro eixos temáticos previamente escolhidos.
Confira o relatório de atividades do Programa de Formação de Público em Arte e Tecnologia no Museu das Telecomunicações 2011/2012 em Belo Horizonte aqui.
Clique nos títulos para baixar o