Visita ao museu
Sempre quis visitar um Museu, ficava fascinada quando lia as reportagens e não via a hora de conhecê-lo pessoalmente. Como atividade da disciplina estágio I, seria marcada uma visita ao museu, juntamente com colegas da disciplina; Que foi realizada no dia 23 de março de 2012 em uma sexta-feira, marcamos para nos encontrarmos no pátio da Ucsal ás 10. A visita foi ao Museu da Terceira Ordem de São Francisco, Museu de Arte da Bahia e ao Museu Rodin.
Iniciamos a visita pelo Pelourinho, procuramos a Igreja Rosário dos Pretos, mas estava em manutenção. Seguimos para a igreja que foi indicada para a eleição das sete Maravilhas do Brasil, a Igreja da Terceira Ordem de São Francisco. Durante a visita, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história e acervo da Igreja. Tivemos nessa visita a sorte de encontrar uma funcionária da Igreja, que foi muito simpática e nos explicou com toda calma sobre a fachada principal, a sala dos santos, sacristia,etc. Pois para sabermos um pouco sobre a história, teríamos que pagar um monitor ou comprar um livro, lembrando que para visitar a esse museu pagamos R$ 3.00. Bom, mais isso não é nada! Estavamos fascinados e anciosos com aquela atividade, queríamos mesmo era conhecer tudo.
Decorada em estilo Barroco Plateresco europeu na sua manifestação mais requintada, famosa pela beleza da composição, pela decoração rebuscada, nela encontra-se a exaustão, os adornos mais característicos do estilo barroco, volutas, arabescos, festões, medalhões. Na parte da fachada Nicho com escultura de São Francisco de Assis talhada em mármore. Cercado por muro gradeado, o Adro da Igreja dos Terceiros de São Francisco da Bahia- espaço irregular e de pequenas dimensões – é alcançado por um portão monumental de pedra entalhada, onde se veem além dos elementos decorativos barrocos, aos emblemas dos franciscanos as cinco chagas e os braços cruzados centrados em cruz. Na face interior do Portal, a cada lado esta gravada a data de