VISITA ao museu
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Educação
Disciplina: História da Educação Brasileira Docente: Dr.ª Irma Rizzini Discentes: Aline Silva de Miranda...................................................DRE: 110.163.291 Daine de Aquino Oliveira...............................................DRE: 110.157.232 Dandara Alves Pereira....................................................DRE: 109.120.086 Thamires Nobre Soares..................................................DRE: 110.151.317
Local de visitação: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Motivação: O grupo achou conveniente visitar a FIOCRUZ com a motivação de que, além de ser um marco histórico com 115 anos de idade, a Fundação também oferece diretamente uma relação com a Educação.
São muitos os projetos desenvolvidos dentro da instituição, dentre os quais vale destacar a sessão do Passado e Presente, que conta com uma equipe de Pedagogos e estagiários para elaborar um currículo que ofereça a interação entre o público visitante e a história do Castelo.
A tarefa da equipe é encontrar meios de tornar a história lúdica e divertida para que todas as faixas etárias possam aproveitar a visita adquirindo conhecimento.
Como o próprio monitor costuma dizer sempre que um grupo novo chega ao Castelo, a visita é sempre ”Uma viagem ao passado sem máquina do tempo!”
A FIOCRUZ
A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, a instituição experimentou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país.
Durante todo o século 20, a instituição vivenciou as muitas transformações políticas do Brasil. Perdeu autonomia com a Revolução