Viscosidade
ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS, AGUALVA-SINTRA
FÍSICA - 12ºANO
TRABALHO LABORATORIAL I.5
“ COEFICIENTE DE VISCOSIDADE DE UM LÍQUIDO ”
Parte I - Planificação da experiência.
“ A viscosidade de um líquido é uma propriedade que os pode tornar mais ou menos adequados para certos fins.
Os óleos lubrificantes utilizados em automóveis, por exemplo, estão disponíveis com várias viscosidades e a escolha do óleo mais adequado depende das temperaturas habituais do local onde o veículo circula.
Neste trabalho determina-se o coeficiente de viscosidade de um líquido a partir da velocidade terminal de um corpo em queda no seu seio, a qual é atingida quando for nula a resultante das forças que actuam nele.
Quando um corpo cai, com baixa velocidade, no interior de um fluido, a força de resistência ao movimento é directamente proporcional à velocidade e oposta a esta:
F k v
(Lei de Stokes) k depende da forma do corpo ( para uma esfera de raio r , k 6 r ) e é o coeficiente de viscosidade do fluido. Esta expressão, definida por Stokes, é apenas válida quando o corpo cai numa extensão infinita de fluido. Assim, se o corpo é uma esfera e cai num líquido contido num recipiente cilíndrico, o diâmetro interior do recipiente deve ser muito maior que o diâmetro da esfera.
Verifica-se que a viscosidade de um líquido diminui com o aumento da temperatura (ao contrário do que sucede nos gases) e varia com a pressão, embora nestes trabalhos laboratoriais esse fator seja desprezável. “
Metodologia:
A-
Identificar as forças que atuam num corpo que cai, sob a ação da gravidade, no seio de um fluido viscoso e aplicar a segunda lei de Newton.
B-
Medir massas volúmicas.
C-
Determinar a velocidade terminal de um corpo que cai no seio de um fluido viscoso.
D-
Determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido
12º ano – Física
TL I.5
1
Nomes