Fome
A Fome
Time 9: Allicia, Gabriel, Gleice, Letícia e Vinícius
Turma: 1ºB
O que é fome? Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida . O termo comumente é usado mais amplamente para referir a casos de mánutrição ou privação de comida entre as populações, normalmente devido a pobreza , conflitos políticos ou instabilidade, ou condições agrícolas adversas. Em casos crônicos, pode levar a um mal desenvolvimento e funcionamento do organismo . Uma pessoa com fome está faminta .
Consequências da Fome
As principais conseqüências da fome são:
● A desnutrição , devido à falta de nutrientes, proteínas e calorias
● Raquitismo
, devido à carência de
Vitamina D
● Anemia
, provocada pela ausência de Ferro
● Vários Distúrbios e doenças causadas pela falta de
Vitaminas A e do
Complexo B
Todas essas carências sentidas pelo organismo afetam o corpo humano, integralmente, contribuindo para diminuir o sistema imunológico responsável pelo combate de várias doenças no organismo, deixando assim o indivíduo exposto a contrair diversas patologias viróticas, bacterianas, causadas por vermes ou protozoários .
A pior de todas as conseqüências é quando todos estes estágios chegam a um limite, levando o indivíduo à morte.
Causas da Fome É comum dizer que o crescimento populacional é responsável pela existência da fome, assim como as adversidades do clima e do solo. Claro que para muitas pessoas que têm maior responsabilidade no problema – apesar de todos nós termos – é uma posição bastante cômoda, a qual serve para ocultar as verdadeiras causas.
Uma análise detalhada constata que a fome é uma criação humana. Ela existe e maltrata bilhões de pessoas, sendo as principais, crianças. Ao se organizar em sociedade o homem criou uma desigualdade. De um lado, uma minoria rica e de