Viscosidade
1- Introdução 2
2- Classificação reológica dos fluidos 5
3- Viscosímetros 9
4- Tipos de Viscosímetros 10
4.1 - Capilar de vidro 10
4.2 - Capilar de alta pressão 11
4.3 - Viscosímetro de bola ou de Stokes 11
4.4 - Viscosímetros rotacionais 12
4.5 - Viscosímetro de Brookfield 12
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1- Introdução
A Reologia é o estudo do comportamento deformacional e do fluxo de matéria submetido a tensões, sob determinadas condições termodinâmicas ao longo de um intervalo de tempo. Inclui propriedades como: elasticidade, viscosidade e plasticidade.
Segundo Shi e Zheng (2003), reologia é a ciência de deformação e de escoamento de materiais. Cisalhamento é um tipo de deformação típica na reologia. Comportamento reológico é geralmente apresentado graficamente plotando-se a tensão de cisalhamento em função da taxa de cisalhamento (chamada curva do fluido ou reograma).
De acordo com Hiemenz & Rajagopalan (1997), é impossível entender a viscosidade sem referenciar à equação do movimento. A equação do movimento (Equação de Navier-Stokes) descreve a velocidade de um elemento do fluido com o fluido em escoamento em função da localização do mesmo. Esta equação permite que se considere como função tanto da localização como do tempo e essa consideração é utilizada para resolver problemas no estado não-estacionário.
A equação do movimento é frequentemente encontrada em coordenadas cilíndricas e esféricas o que complica sua aparência, mas simplifica sua resolução, porque geralmente o problema é resolvido com uma geometria simétrica.
A Figura 1 mostra um pequeno volume elementar retangular ∆x, ∆y, ∆z localizado no escoamento do fluido. O fluido passa através deste elemento com uma velocidade v, a qual pode ser resolvida com os componentes x, y e z – representados por vx, vy e vz.
Figura 1: Volume elementar de um líquido fluindo com velocidade v (Hiemenz & Rajagopalan,1997).
Isaac Newton, em 1687, definiu a