sistema nervoso
Nervoso
Componentes do sistema nervoso:
- Encéfalo
- Medula espinal
- Nervos
- Órgãos dos sentidos (orelha, olho, etc).
Funções do sistema nervoso
- Através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano, tais como: controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimulo ao sistema urinário e digestório, constrição pulipar, etc. O sistema nervoso é o conjunto de órgãos que têm a capacidade de captar mensagens e estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los", além de elaborar respostas, se solicitadas. Por isso, é considerado uma rede de comunicações do organismo cujas respostas podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.
Entenda:
Nosso sistema nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central (composto pelo encéfalo e medula espinal) e sistema nervoso periférico (composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central).
É no sistema nervoso central que ocorrem nossos pensamentos, emoções, ficam arquivadas nossas memórias e ocorre todo tipo de estímulo sensitivo. O sistema nervoso periférico, composto pelos nervos do crânio e suas ramificações, controla a entrada e saída de estímulos nervosos em nossos órgãos e sistemas. Subdivide-se em sistema nervoso somático, sistema autônomo e sistema nervoso entérico (funcionamento involuntário). Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
Nervos Cranianos: distribuem-se em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.
O sistema nervoso somático é o responsável pela transmissão das informações de