viscosidade
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Unidade Acadêmica de Física
Laboratório de Óptica, Eletricidade e Magnetismo
OSCILOSCÓPIO
Aluno: Ítalo Barros Meira Ramos Matrícula: 113111294
Turma: 05 Professor: Douglas Vitoreti Nota:
28/07/2014
Campina Grande - PB
Índice
1 Objetivos 3 1.1 Objetivo Geral 3
2 Introdução Teórica 4
3 Materiais necessários 6
4 Metodologia 7
5 Resultados e discussões 9
6 Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12
7 Anexos 13
Objetivos
- Objetivo Geral:
Com esta experiência pretende-se familiarizar-se com o manuseio e ajuste dos controles de um osciloscópio. Conhecer o princípio físico de funcionamento de um osciloscópio e utilizá-lo para medir tensão, período e frequência. Além de determinar as características de um sinal ondulatório.
Introdução Teórica
O osciloscópio é um equipamento que permite ao técnico observar as variações de tensão elétrica em forma de figura em uma tela. Através do osciloscópio, é possível pesquisar e analisar defeitos em circuitos eletrônicos e elétricos. Na sua tela, as imagens são formadas unicamente pelo movimento rápido de um ponto na horizontal e vertical, como em um aparelho de televisão. Quando o movimento do ponto é rápido, a imagem que se observa na tela é uma linha. As imagens se formam na tela do osciloscópio mediante movimentos simultâneos no sentido vertical e horizontal. A figura a seguir mostra um modelo de osciloscópio de traço simples com o painel de controle e entrada de sinal em primeiro plano.
Tubo de Raios Catódicos com Tela Fosforescente
O tubo de raios catódicos é o elemento essencial do osciloscópio. Este consiste numa ampola de vidro fechada no interior da qual se encontram, sob vácuo (cerca de 10-3 mbar), os seguintes componentes:
· Canhão eletrônico;
·