Inclusão Social
A Inclusão Social e Sua Estratégia
Um tema que atualmente vem ganhando espaço na sociedade e sendo aplicado em diversas áreas, mais principalmente, no campo das políticas sociais, é o da inclusão social. Dessa forma, observamos a inclusão social na educação, na saúde, no esporte e etc., mesmo que na maioria das vezes não se saiba exatamente o que ela significa, qual sua proposta ou como ela acontece.
Nesse sentido, utilizamos a concepção acima com o intuito de desvendar seu significado no contexto em foco. Por conta de sua complexidade optamos por abordá-lo a partir de seu oposto, que é a exclusão social. O conceito de exclusão carrega consigo a mesma ambigüidade do conceito de inclusão. Deste modo, o
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0510672/CA
que tentamos é captar a forma como elas se manifestam, e descobrir que estratégia pode ser usada na perspectiva de inclusão social.
3.1.
O Que é Inclusão Social?
O tema inclusão social ganhou espaço na sociedade e muito tem-se falado sobre ele nos últimos tempos, aplicando-lhe conceitos diferenciados a partir da diversidade de situações que as sociedades apresentam.
Afinal, o que é “inclusão social”? Ao iniciarmos nosso trabalho procuramos uma definição do que seria essa inclusão social que muito tem se falado mas pouco se consegue entender. Percebemos que a questão não seria respondida de forma tão imediata como a princípio cogitávamos.
Dentre outros significados, o termo “incluir” quer dizer: estar incluído ou compreendido, fazer parte (HOLANDA, 1993. p.175)19. E é por este último significado que buscamos traçar a importância da inclusão junto ao aspecto do envelhecimento, em meio às políticas públicas voltadas para a referida camada da população que, conforme já citado no início deste trabalho, vem se apresentando de maneira expressiva em nossa sociedade.
19
“incluir vt. 1- compreender, abranger. 2- conter em si. 3- inserir, introduzir. 4- estar incluído ou compreendido; fazer