viscosidade
É a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjacente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento. Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada.
A viscosidade é a conseqüência do atrito interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais.
Densidade:
Como é característica de cada substância, a densidade tem um importante papel nas indústrias, tais como na determinação da densidade de óleos.A densidade de líquidos pode ser determinada por medidas da massa do líquido que ocupa um volume conhecido (picnometria) e por métodos de flutuação baseados nos princípios de Arquimedes. A princípio, qualquer líquido pode ser utilizado para a determinação de densidade, contudo, a água é o mais amplamente utilizado. A densidade pode ser medida por um aparelho chamado de densímetro. É um aparelho que tem por objetivo medir a massa específica de líquidos, existem vários tipos de densímetros, no entanto, as formas mais comuns são apresentadas como um tubo de vidro longo e fechado nas duas extremidades.
Perda de Carga Na hidráulica, a perda de carga é um fenômeno que ocorre devido ao atrito entre as partículas