polimeros
Os produtos de polímeros têm importante papel na qualidade de vida da sociedade moderna, por meio de soluções com excelente relação custo/benefício destinadas à infra-estrutura, construção civil, além de seu emprego em calçados, embalagens, brinquedos, roupas laminados técnicos e outros bens duráveis e não duráveis e duráveis
Neste trabalho estão descritos os processos de sinterização do PVC (policloreto de vinila) e do Nylon 6,6. Produtos os quais são indispensáveis nos dias atuais.
2 POLÍMEROS
São materiais de origem natural, artificial (polímeros naturais modificados) ou sintética, de natureza orgânica ou inorgânica, constituídos por muitas macromoléculas, sendo que cada uma dessas macromoléculas possui uma estrutura interna em que há a repetição de pequenas unidades (meros). Os polímeros são também chamados de plásticos, e podem ser divididos em dois tipos termofixos e termoplásticos conforme seu comportamento diante do processamento. Os termofixos depois de sintetizados não podem mudar de forma mesmo sobe aquecimento, já os termoplásticos podem ser remodelados depois de sintetizados.
Para sintetizar os polímeros tem se como principal matéria prima os monômeros, o monômero é uma molécula simples, pelo menos bifuncional, ou seja, capaz de reagir por pelo menos duas de suas terminações, que em condições adequadas dá origem à unidade de repetição (mero) das muitas cadeias poliméricas que formam o polímero. Esses monômeros sofrem uma reação de polimerização para formar os polímeros, tendo como principais processos de polimerização, do ponto de vista tecnológico, podem ser diferenciados em polimerização em cadeia (baseada na reação de monômeros com duplas ligações carbono-carbono) e polimerização em etapas (envolvendo, na sua maioria, reações entre monômeros com grupos funcionais reativos, com ou sem a formação de subprodutos de baixo peso molecular).
Dependendo das suas repetições de monômeros os polímeros podem ser divididos em