Visao sobre tecnicas de negociaçao
Exemplo 1: “A negociação como filosofia implica a aceitação dos valores que embasam uma administração participativa, os ideais de direitos humanos e justiça social, bem como os pressupostos de corresponsabilização por resultados” (Matos, 1989:241)
Exemplo 2: “A negociação e simplesmente um modo eficiente de conseguir aquilo que queremos; negociamos para resolver nossas diferenças e negociamos por interesse próprio, para satisfazer nossas necessidades” (Mills, 1993:6)
Exemplo 3: “Negociação é o processo por meio do qual as parte se movem das suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido” (Steele et alii, 1989:3)
Exemplo 4: “Sempre que você entrar em uma negociação sem alternativas, ou com alternativas fracas, seu sucesso vai depender unicamente da sua habilidade como negociador, e da do oponente. Mesmo que você seja um negociador nato, um oponente bem preparado vai levar vantagem” (Roberto Lima Netto, 2005)
Análise do Grupo:
Estudando os autores acima , nos utilizamos do aprendizado adquirido em sala de aula para concluir que as competências e a percepção são parte fundamental para uma Negociação. Devemos nos preparar com planejamento, visão sistêmica, conhecer o processo em seu passo a passo!! Isso tudo nos prepara para uma avaliação das entradas negativas (que impedem a boa negociação) e nos permite trabalhar melhor os conflitos, que por sua natureza podem nos desenvolver, exigindo de nós o desenvolvimento de nossas anticompetências. Não podemos esquecer que no processo de negociação além da influência do ambiente, das características pessoais dos negociadores, a informação deve ser completa! A comunicação permite que o processo se realize, decisões devem ser tomadas de forma bilateral, porque a negociação tem que ser boa para todos os envolvidos!! Para finalizar ressaltamos que a ética fecha o nosso conceito de negociação! A ética nos garante a possibilidade