Just in time
Extrema- MG
2012
INTRODUÇÃO
As fábricas e as grandes empresas hoje em dia buscam alcançar um sistema de integração entre as áreas gerando assim um processo de melhoria continua. Dos muitos sistemas existentes, o Just in Time é um dos mais conhecidos e utilizados no mercado. Falaremos sobre este método abaixo.
JUST IN TIME
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, criados pela à TOYOTA MOTOR COMPANY, significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, ou seja, não produzir antes para não formar estoques. O Just in Time visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios.
O Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no momento preciso, no momento exato”, correspondendo ao processo de fabricação dos produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com o menor custo possível. Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário minimizar ou eliminar quando possível os estoques e os tempos de setup nos tempos de setup estão inclusos as paradas, transportes desnecessários e tempos de esperas.a principal característica da filosofia JIT é trabalhar com a produção puxada, ao longo do processo. O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.
OBJETIVOS
O sistema JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. Alguns exemplos do Just In Time:
• Zero defeitos;
• Tempo zero de preparação (setup);
• Estoque zero;
• Movimentação zero;
• Quebra zero;
• Lead time zero;
• Lote unitário (uma peça).
ESTOQUES
Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo