Violência vs internet (flyer)
Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas
“Violência vs Internet”
Vila Real, 4 de fevereiro de 2012
Cada vez mais temos que ter atenção à informação que nos chega através das novas tecnologias. Na sua tese de doutoramento, Costa Pinto (1998) alertava para o seguinte: “(…) é importante preparar os futuros cidadãos para viverem numa sociedade permeada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação e onde, com toda a probabilidade, os valores determinantes e os problemas sociais a enfrentar serão provavelmente muito diferentes dos actuais.” …é o que podemos constatar doze anos passados.
1
ÍNDICE
Introdução 3
2.Enquadramento do trabalho apresentado / Destinatários 3.Justificação teórica e práticas das decisões tomadas 4.Corpo do Trabalho (Flyer – “Violência vs Internet”)
4 5 7
Conclusão Referências Bibliográficas
8 9
2
Introdução
Estamos a passar por uma fase em que a violência está cada vez mais presente na nossa sociedade. Cada dia que passa existem mais incertezas, ausência de valores, tensões, falta de distinção entre o bem e o mal, o que nos leva a repensar todos esses comportamentos a nível social. A violência que nos chega através das novas tecnologias tem vindo a ser cada vez mais uma preocupação dos pais, docentes, políticos, polícias, ou seja da sociedade em geral. Podemos verificar isso nas notícias que diariamente chegam até nós pelos media, passou a ser assunto de debate público, conversas de café, e cada vez mais assuntos de sala de aula. Cabe-nos a nós como docentes, ter um papel preponderante na prevenção, sensibilização, informação e aconselhamento. Para tal necessitamos de formação onde nos forneçam, tanto quanto possível, ferramentas e estratégias. É nesse sentido que resolvi apresentar como trabalho desta unidade curricular, um flyer de uma possível acção de sensibilização na área da violência que nos chega