Violência nas telas
Ano 2010 - Edição 5 – Número 05 Maio/2010
ISSN 1983-2192
VIOLÊNCIA NAS TELAS:
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO DO TEMA EM “TROPA DE ELITE” (2007) SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS SOCIAIS
TEIXEIRA, Roberto Aparecido I
RESUMO ___________________________________________________________________________ A violência é uma temática presente na maioria dos filmes produzidos dentro ou fora da indústria cultural cinematográfica no Brasil. Não obstante esse fato, apenas recentemente, especificamente há uma década, a violência aparece como eixo central das narrativas fílmicas. Até então, a violência figurava mais como pano de fundo, ou apenas de forma secundária, em filmes que tinham como enfoque outras questões sociais, como a política e a revolução, nos anos 1960. Como forma de analisar mais profundamente o tema da violência e sua atual relação com a sétima arte, nos debruçamos sobre Tropa de Elite (2007, Dir. José Padilha). Na construção da reflexão foram empregadas, além de algumas abordagens estéticas na análise do filme, uma investigação que pudemos realizar a luz de teorias sociais sobre a violência e o crime.
i
Mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP, FFC - Marília/SP. Artigo elaborado como trabalho de conclusão da disciplina “Teoria social, violência e crime” do programa de disciplinas de 2009 da Instituição.
38
ISSN 1983-2192
Revista LEVS/Unesp-Marília análise do filme, contudo, o foco dar-se-á em torno da investigação que se pode fazer à luz de teorias sociais sobre a violência e o crime. Entre a estética e a realidade: um olhar guiado pelas Ciências Sociais É um engano imaginar que um filme é apenas uma criação artística, e cremos que esse ponto de vista pode ser estendido inclusive ao senso-comum. Entretanto, por trás das frenéticas cenas de ação que tiram o fôlego do espectador em Tropa de Elite, existem diversos aspectos a serem elucidados, muito