VIOLENCIA CONTRA A CRIANÇA
A violência tanto física quanto psicológica contra criança não é algo novo em nossa sociedade, ela existe desde os primórdios. O que é novo é a discussão do tema, que se dá principalmente através da mídia, que leva a reflexão. Casos como de Isabella Nardoni e Bernado Boldrini ganharam notoriedade e comoção nacional. Crianças mortas supostamente pelos seus próprios pais. Que ratifica que a agressão, por diversas vezes acontece dentro de casa por familiares ou pessoas próximas. Por ser mais frágil, a criança no decorrer da história sempre esteve sob tutela do adulto, que é o responsável pelo seu bem está e proteção. Entretanto, não foi e não é bem assim.
VIOLENCIA CONTRA AS CRIANÇAS
Conceitos Basicos: a Violencia pode ser ocasionada por ACIDENTES + VIOLENCIA:
1) ACIDENTE - > Evento não intencional e evitável, causador de lesões físicas e/ou emocionais em qualquer espaço social (casa, trabalho, trânsito, o de esportes e lazer...) (BRASIL,2001).
2) VIOLENCIA - > “Uso intencional de força física ou do poder (real ou em ameaça),contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade que resulte ou possa resultar em lesão, morte,dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação” Organização Mundial da Saúde (OMS), 2002
A violencia ainda, pode ser subdivida em 6, sendo elas:
a) VIOLENCIA FÍSICA: Com uso de força física de forma intencional, não acidental. Objetiva ferir, lesar ou destruir a pessoa, deixando, ou não, marcas evidentes em seu corpo: tapas, beliscões, chutes, torções, empurrões, arremesso de objetos, estrangulamentos, queimaduras, perfurações, mutilações, etc. (Brasil, 2002).
b) VIOLENCIA PSICOLÓGICA OU MORAL: Toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à auto-estima , à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa: agressões verbais constantes, ameaças, insultos, humilhações, rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas e utilização da pessoa para atender as