Violência contra Crianças
2. Justificativa A escolha deste tema surgiu da necessidade em analisar o sofrimento, a angústia, as decepções, decorrente de situações desagradáveis e injustas com a figura das crianças e adolescentes. Violências muita vezes originadas por pessoas próximas de seu convívio familiar, visto que os agressores mais comuns são, em sua maioria, os pais biológicos, que respondem por 70% das agressões deflagradas contra as crianças.
3. Objetivos Mostrar o que a violência pode causar na formação do ser humano; Apresentar as leis que existem para defender crianças e adolescentes; Apresentar os direitos das crianças e adolescentes, em casos de agressão.
4. Referencial Teórico Gomes (2002, p. 709) contextualiza a violência e refere que a mesma “se constitui atualmente em um dos mais graves problemas de saúde pública. Esse fenômeno se observa no Brasil e em diversos outros países”. Já Dias (2004, p. 88) comenta ser também “um fenômeno mundial de extrema gravidade, principalmente no terceiro mundo, em virtude dos quadros de