tomografia computadorizada
Tomografia
Computadorizada
Goiânia - GO
Gerações dos Tomógrafos
Universidade Paulista – UNIP
Aluna: Thalita Brito Rezende
RA: B277947
Disciplina: Tomografia Computadorizada
Assunto: Gerações
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo e com a avançada tecnologia, os tomógrafos foram melhorando cada vez mais. Sua eficiência e rapidez foram atualizando e se aprimorando com cada geração que ia surgindo com cada inovação.
História da Tomografia Computadorizada
A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reprodução biodimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação.
Na segunda tentativa, Sir Godfrey Newbold Hounsfield usou tubos de raio X comercial para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do crânio.
O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido). No Brasil o primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.
Gerações dos Tomógrafos
Desde a construção dos primeiros protótipos, os tomógrafos seguiram uma linha evolutiva, passando por diversas concepções e progressivos aperfeiçoamentos. Os primeiros tomógrafos eram extremamente lentos, levando várias horas ou até mesmo dias para adquirir um número suficiente de projeções. Os tomógrafos atuais aquisicionam dados e reconstroem imagens e estruturas tridimensionais em segundos.