projeto exportaçao
NTRODUÇÃO
A cachaça é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e sua produção está restrita ao território brasileiro. Cerca de 1,3 bilhões de litros são reduzidos por ano e deste total apenas o percentual de 1% a 2% é exportado, isso representa em torno de 2,5 milhões de litros. Atualmente a cachaça é exportada para mais de 60 países, entre os principais estão Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal. O principal estado brasileiro produtor de cachaça é São Paulo, mas ela é produzida em todos os de mais estados mesmo naqueles em que o cultivo de cana-de-açúcar não é favorável.
O setor da cachaça é responsável no Brasil por 600 mil empregos diretos e indiretos. Possui atualmente capacidade de produção de 12 bilhão de litros, com mais de 40 mil produtores e 4 mil marcas, onde 99% dos produtores são micro produtores. Existem dois tipos de cachaça, a de alambique e a industrial, embora a legislação não estabeleça, existem muitas diferenças entre as duas, uma dessas diferenças é o valor de comercialização, dependendo da forma como é comercializada.
No Rio Grande do Sul são produzidos 10 milhões de litros por ano. O Estado concentra a produção em cinco grandes regiões (Central Noroeste Colonial, Metropolitana/Litoral, Médio-Alto Uruguai, Vale do Taquari/Serra). Produtores gaúchos plantam 35 mil hectares de cana, sendo 30% destinado à produção de cachaça. O Estado tem aproximadamente 3,5 mil alambiques, a grande maioria dedicada à produção informal. Neste trabalho iremos apresentar uma analise da cadeia produtiva da cachaça, bem como suas oportunidades e suas ameaças de mercado.
METODOLOGIA
Para desenvolver este trabalho, escolheu um tema pra ser abordado em seu artigo, a partir desse primeiro momento começaram a serem feitas pesquisas bibliográficas em literaturas específicas e também consultas em sites relacionados com o tema sobre a cadeia produtiva da cachaça. As pesquisas realizadas são de caráter nacional regional ou local. Para