empreendedores
Nelson Lisot é fundador da marca de eletroportáteis Cadence
A pessoa nasce ou adquire ao longo da vida o impulso empreendedor? Não existe resposta certa ou errada para a pergunta ao tomar como base o caminho trilhado por cinco pequenos empresários que hoje estão à frente de empresas bem sucedidas. Nelson Lisot, fundador da marca de eletroportáteis Cadence, talvez não tivesse saído da roça e erguido uma empresa com faturamento de R$ 215 milhões ao ano se não agarrasse a oportunidade que o motivou a abrir a empresa, no Rio Grande do Sul.
Já a química Wang Shu Chen poderia ter sucumbido ao sofrimento com o diagnóstico de que possuía 30% menos glóbulos brancos no sangue em decorrência da exposição a solventes, problema adquiro ao trabalhar anos como pesquisadora em uma multinacional. Mas não. Ela deixou o emprego e desenvolveu uma cola sem solventes. Hoje sua empresa, a Adespec - Adesivos Especiais, fatura R$ 12 milhões.
O Estadão PME selecionou cinco histórias inspiradoras de quem superou adversidades e acreditou no potencial de suas ideias. Confira:
Da roça aos eletroportáteis
Nelson Lisot é fundador da marca de eletroportáteis Cadence. Aos 14 anos, começou a trabalhar na roça ajudando a família, que vivia da viticultura. Ao completar 18 anos, o gaúcho de Santa Lúcia do Piaí, deixou a roça e foi para Caxias do Sul estudar administração de empresas.
>> Confira a história do empreendedor
Problema de saúde inspirou solução lucrativa
Empreender foi para a engenheira química Wang Shu Chen uma questão de saúde. Depois de trabalhar anos como pesquisadora do setor químico, um exame apontou que ela estava com 30% menos glóbulos brancos no sangue em decorrência da exposição a solventes. “A solução foi deixar o emprego e buscar apoio para desenvolver uma cola sem solventes”, conta Wang.
>> Confira a história da empreendedora
Produtos orgânicos
No Rio de Janeiro, um grupo de amigos adeptos da alimentação a base de